Mato Grosso entra em estado de alerta vermelho com 80% das UTIs ocupadas
O secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso Gilberto Figueiredo começou sua live nesta sexta-feira 18,lamentando a falta de responsabilidade da população pelo aumento de infectados e mortos pelo Coronavírus (COVID-19).
Segundo o secretário irá notificar oficialmente na data de hoje além do governo do Estado, as prefeituras que 80% das Unidades de Tratamento Intensivo ( UTI) no Estado já estão comprometidos, e que a partir das últimas informações que foram obtidas ontem esta em estado de alerta vermelho para uma possibilidade de um colapso na saúde,e que infelizmente o comportamento da população e as medidas utilizadas pelas autoridades não estão sendo suficientes para reduzir a curva de crescimento da Covid-19.
Disse também governo do Estado publicou no último decreto (522-2020),sugerindo medidas mais rígidas para alguns municípios com alto índice de infecção, e relatou uma crise a nível de Brasil para obter remédios e equipamentos hospitalares, e que isso vai dificultar ainda mais o combate ao coronavírus.
As cidades com maior indice de infectados que já chegaram na classificação como alto risco de contaminação conforme a Secretaria de Saúde Estadual é Cuiabá , Varzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Alta Floresta, Pontes e Lacerda, Nova Mutum ,Primavera, Nossa Senhora do Livramento e Porto Esperidião. Para o secretário estes municípios precisam urgentemente adotar medidas mais duras para conter a proliferação do Coronavírus.
FONTE JB NEWS
