8 profissionais do Hospital Júlio Müller estão com covid-19
Oito casos de coronavírus foram confirmados em funcionários do Hospital Júlio Müller, em Cuiabá. Segundo a coordenadora do setor de infectologia do HUJM, Márcia Hueb, que trabalha no hospital e é professora de medicina na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), dos oito profissionais infectados, 7 estão cumprindo isolamento domiciliar e uma médica está internada em um hospital particular da Capital. O estado de saúde dessa médica é considerado estável e moderado.
Outros 10 casos suspeitos de profissionais infectados pelo novo coronavírus no Júlio Müller já foram descartados. Há, neste momento, 7 que aguardam resultado de exame. Estes encontram-se em isolamento domiciliar. "É importante termos essa clareza de que, como não estamos atendendo no setor preparado para pacientes de Covid-19, estes profissionais não estão vinculados a pacientes da Covid-19 porque ainda não temos esses pacientes aqui. Somos referência, mas ainda não recebemos nenhum caso. Esses profissionais são de vários setores do hospital", explica Márcia Hueb em entrevista ao .
Ela acrescenta que o hospital possui um ambulatório específico para atendimento dos profissionais e foi por meio deste setor que os casos de coronavírus foram confirmados. "O profissional que tem sintoma, ele tem ambulatório à disposição dele, que ele pode agendar e se consultar a qualquer momento. O que aconteceu que fomos atendendo os profissionais que apresentaram sintomas e chegamos nesses 8. Todos já fizeram o teste e o resultado foi positivo. Apenas um que está hospitalizado em hospital privado, mas está estável. O estado dele moderado estável", comenta.
Por meio de nota, o hospital confirma os casos. "O Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM-UFMT/Ebserh) esclarece que há casos confirmados de Covid-19 entre profissionais de Saúde. Foram tomadas as medidas necessárias para impedimento do alastramento da doença no ambiente hospitalar e esses casos estão em constante monitoramento pelas equipes do HUJM", diz a nota.
De acordo com a assessoria do hospital, as medidas adotadas para evitar o alastramento são as seguintes:
-Contato a todos os contatos próximos e realização de triagem e exames para identificar possíveis casos novos;
-Realização de limpeza terminal de locais identificados;
-Reforço na utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) para todos os profissionais;
-Isolamento e monitoramento diário dos casos confirmados, além da devida orientação para buscar atendimento no Ambulatório do HUJM ou na rede de Saúde.
FONTE GAZETA DIGITAL
