Background

Notícias



entry image

CORONAVÍRUS: OMS DECLARA EMERGÊNCIA GLOBAL

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, nesta quinta-feira (30), emergência de saúde pública de interesse internacional pelo surto do novo coronavírus. A decisão foi tomada após uma reunião, em Genebra (Suíça), entre especialistas e os governos dos países afetados. Identificado pela primeira vez em dezembro, na China, o vírus já infectou mais de 7,8 mil pessoas, das quais 170 morreram.

Já são 18 nações além da China com registros da infecção. Em três delas (Alemanha, Japão e Vietnã), o vírus contaminou pessoas que não estiveram em território chinês, o que indica transmissão interna nesses locais, cenário que aumenta o risco de propagação global. No Brasil ainda não há casos confirmados de coronavírus, mas o Ministério da Saúde investiga pelo menos nove possíveis infecções em seis estados brasileiros.

A entidade alerta que não há necessidade de restrição de viagens e nem de comércio. A OMS solicita que os países adotem medidas fortes para detectar a doença precocemente, isolar e tratar casos, rastrear contatos e promover medidas de distanciamento social compatíveis com o risco. Além disso, todas as nações são legalmente obrigadas a compartilhar dados completos com a OMS, de acordo com o Regulamento Sanitário Internacional (RSI 2005). Um aconselhamento técnico está disponível no site da entidade.

A OMS orienta as grandes nações a fornecer apoio a países de baixa e média renda para permitir sua resposta a esse evento, bem como facilitar o acesso a diagnósticos, vacinas em potencial e terapêuticas.

Em entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira (30), no Ministério da Saúde, o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, informou que o Brasil vai avaliar as orientações da OMS e, caso necessário, adotará medidas no país.

FONTE AMB