Background

Notícias



entry image

GOIÁS RECEBE ÚLTIMA REUNIÃO DO ANO DO CONSELHO DELIBERATIVO DA AMB

Foi realizada nesta sexta-feira (22) a última reunião de 2019 do Conselho Deliberativo da Associação Médica Brasileira (AMB), em Goiânia (GO). O encontro, que contou com a presença de presidentes de Federadas da AMB e de Sociedades de Especialidades, aconteceu no Órion Business & Health Complex, empreendimento imobiliário viabilizado por meio de parceria da Associação Médica de Goiás (AMG) e uma construtora local.

 

Pela manhã, os participantes fizeram relatos sobre a atuação das entidades e trouxeram propostas para a AMB. Na sequência, o vice-presidente da AMB, Diogo Sampaio, detalhou o esquema de compra de vagas na revalidação de diplomas médicos expedidos no exterior, por meio do qual instituições públicas de ensino terceirizam, via convênios, a oferta de cursos de complementação para faculdades particulares.

 

“As irregularidades abrem caminho para a atuação de empresas intermediadoras, que lucram para alocar os candidatos à revalidação nos cursos complementares e se beneficiam com um mercado de bilhões de reais. Quem sofrerá as consequências disso é a população, que será atendida por quem não comprovou habilidades para exercer medicina no Brasil”, destacou o vice-presidente.

 

A medida provisória 890/2019, que institui o programa Médicos pelo Brasil, também entrou nos debates do Conselho Deliberativo da AMB. Durante o encontro, o deputado Zacharias Calil (DEM-GO), que é médico, falou sobre as dificuldades para chegar a um acordo para votar o projeto e reforçou o compromisso com a AMB de lutar contra a concessão para permitir as faculdades privadas no processo.

 

SUS na pauta

 

O assessor Parlamentar da AMB, Napoleão Puentes Salles, abordou propostas de alteração da Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. A chamada Lei do SUS dispõe “sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências”.

 

A reunião do Conselho Deliberativo da AMB contou, ainda, com a presença do diretor do Departamento de Gestão do Trabalho em Saúde, do Ministério da Saúde, Alessandro Glauco dos Anjos de Vasconcelos. Ele abordou conceitos sobre Protocolos e Diretrizes no Sistema Único de Saúde.

 

Já a coordenadora do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias e Inovação em Saúde – DGITIS, do Ministério da Saúde, Fabiana Raynal Floriano, e a consultora-técnica, Patrícia Mandetta Gandara, falaram sobre a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde – Conitec. A comissão dispõe sobre a assistência terapêutica e a incorporação de tecnologia em saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde.

 

“Agradeço a todos que participaram e colaboraram de forma assertiva com temas que servirão de subsídio para as discussões subsequentes no âmbito das Federadas e Sociedades. É desta maneira que fortalecermos o associativismo, garantindo sua viabilidade e perenidade”, enfatizou o presidente da AMB, Lincoln Ferreira.