Background

Notícias



entry image

Utilidade pública - Como escolher seu médico (texto de uma colega)

Desabafo de uma médica que trabalha com perícia de erro médico, depois de uma manhã que termina com uma enxaqueca daquelas.

Na hora de escolher seu médico, um dos melhores termômetros para escolher um profissional é pedir indicação para OUTRO Médico. Onde os médicos vão? Onde eles levam seus filhos? Os médicos em geral conhecem os colegas, sabem como eles atuam, a formação deles. Sabem quem são aqueles que não tem boa reputação profissional ou de integridade moral e financeira (médicos são humanos como pessoas de qualquer outra profissão).
Sabem quem são os interessados em estudar, se atualizar, sabem quem são aqueles que operam os pacientes com responsabilidade e ética.

Cuidado para indicações do seu grupo de Facebook, de gente que vc nunca viu. Cuidado com indicações provenientes de páginas do Google.

Critérios que não devem ser usados como desempatadores para decidir por um profissional :
-o cara tem um consultório enorme na avenida "x"
- tem 110 sabores de chá na sala de espera e 18 copeiras
- ele tem manobristas
- o profissional é socialite e aparece em coluna social
- Ele é bonito
- O site dele tá no topo das pesquisas do Google
- o site dele é "muito lindo".
- o preço é mais barato

DESCONFIE seriamente do profissional que:
-faz uma prescrição com vários princípios ativos no mesmo comprimido
-te indica uma única farmácia de manipulação "de confiança"
- tem sociedade com advogados para te "ajudar" a "mover ação" e conseguir aquela "prótese" ou "aquele remédio caro que os convênios costumam recusar", e tem que ser a prótese ou remédio "da marca que ele confia" - ALERTA VERMELHO PARA ESTE ITEM.
- Não tem formação na especialidade que anuncia- na dúvida procure nos sites das sociedades de especialidade ou no site do cremesp
- Promete cura para algo que ninguém cura, ou oferece tratamento que "só ele tem" - ALERTA VERMELHO DUPLO
- Muda diagnósticos muito consagrados que outros profissionais competentes fizeram antes, apenas porque com o novo diagnóstico ele vai poder oferecer um tratamento "exclusivo"
- Aparece em matérias pagas de página inteira no jornal, dando notícias sensacionalistas sobre algo.
- Oferece tratamentos cirúrgicos invasivos com próteses e materiais que tem que ser de "determinada marca", sem explicar as alternativas terapêuticas.

Existem médicos altamente competentes que estão em consultórios pequenos, sem hotelaria alguma, com aquele sofá da década de 80 e uma secretária rabugenta. Muitas vezes eles são exatamente tão competentes e tão centrados na profissao que não estão nem aí para hotelaria, salamaleques.

Os profissionais mais incompetentes que conheci, coincidentemente, eram os melhores marqueteiros e mais capazes de posar como grandes "medalhões" para os não médicos.
Tenho até arrepios quando vejo pessoas indicando alguns que todos os médicos sabem que não manja nada dizendo coisas tipo "ele é maravilhosoooo... Ele atende meu filho por WhatsApp e eu só tenho que ir lá buscar a receita"

Os enfermeiros sabem sacar esses profissionais incompetentes em uma média de 8 segundos, eles sim são realmente bons em sacar charlatão.

Sabe aquele "medalhão" que posa de sabichão, detentor do conhecimento divino, entra no carrão importado com uma pose de realeza e uma gravata cara, como se fosse o professor titular do universo? A chance de o cara ser tecnicamente incompetente é alta.

Por que esse desabafo?
Hoje de manhã caiu na minha mão um processo que me enrolou tanto o estômago que fiquei até com dor de cabeça. Cada página do processo que eu virava, dava uma pontada maior. Teve parte que eu li 3x para ver se era aquilo mesmo.

Onde nada teria acontecido se a pessoa, que ingenuamente procurou o médico querendo ajuda, mas com base em premissas erradas, soubesse destes sinais de que algo não estava certo.

Como dizia o chef Jacquin, tem gente que é a "verrgonhe da prófession".
Vamos preservar e valorizar os bons e esforçados - porque são muitos.

FONTE TEXTO DE COLEGA MÉDICO NÃO IDENTIFICADO