Background

Notícias



entry image

ANS autoriza reajuste de até 9,63% para Plano de Saúde individual

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou nesta segunda-feira (12) o reajuste máximo de 9,63% para os planos de saúde individuais e familiares. O aumento é válido para o período de maio de 2023 a abril de 2024, e é aplicado pelas operadoras na data de aniversários dos contratos, que é a data de contratação dos serviços. O reajuste não se aplica a planos coletivos empresariais ou por adesão.

O novo índice ficou abaixo do aprovado em 2022 (15,5%) e frustrou as expectativas da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge) que esperava um reajuste entre 10% e 12%.

Segundo dados da ANS, em abril de 2023 o Brasil tinha um total de quase 50,6 milhões de beneficiários de planos de saúde, sendo que 8,9 milhões eram usuários de planos individuais ou familiares. O número equivale a 17,6% do total –ou seja, a minoria do setor.

Os beneficiários de planos coletivos (empresariais, por adesão ou não identificados) chegavam a 41,6 milhões. Eles representavam 82,3% do total.

Para calcular o reajuste, a ANS usa a metodologia que combina a variação das despesas assistenciais com o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) descontado o subitem plano de saúde.

O cálculo é baseado na diferença das despesas assistenciais por beneficiário dos planos de saúde individuais de um ano para o outro.

FONTE RADAR URGENTE