Background

Notícias



entry image

Com intervenção, Empresa Cuiabana não paga salários de dezembro de servidores

Servidores lotados na Empresa Cuiabana da Saúde Pública não receberam o salário de dezembro, previsto para cair na conta nesta quinta-feira (29). A maioria dos servidores está lotada em unidades hospitalares como o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e o Hospital São Benedito e trabalha tanto nas áreas administrativas quando no atendimento aos pacientes.

Como nesta sexta-feira não tem expediente bancário, os servidores receberão os salários de dezembro apenas no próximo ano.

A situação gera um drama nos servidores. Isso porque, na tarde da última quarta-feira (28), uma decisão do Tribunal de Justiça determinou uma intervenção do Governo do Estado na Secretaria de Saúde e até na Empresa Cuiabana de Saúde Pública. Na decisão, o desembargador Orlando Perri destacou a situação de colapso na área, com falta de médicos e medicamentos nas unidades de saúde.

Nesta quinta-feira, o governador Mauro Mendes (União) designou o procurador do Estado, Hugo Felipe Lima, como interventor. No decreto, está estipulado que em um prazo de 15 dias será apresentado um plano de intervenção, com as medidas que adotará, além de entregar relatórios quinzenais sobre as providências tomadas.

Ontem, forças policiais foram designadas para o HMC, Secretaria de Saúde e Empresa Cuiabana para evitar o sumiço de documentos. Além disso, o interventor exonerou secretários-adjuntos e diretores da pasta.

J1Agora procurou a prefeitura de Cuiabá, que informou que toda demanda relacionada a Secretaria de Saúde deve ser respondida pela interveção. Já o Governo do Estado disse que a equipe interventora ainda está tomando ciência da situação e se manifestará em outro momento.

Fonte J1 AGORA