Background

Notícias



entry image

Procurador do Estado assume a Saúde de Cuiabá

O governador Mauro Mendes nomeou o procurador do estado Hugo Felipe Lima como interventor para assumir a saúde pública de Cuiabá. A decisão do gestor é para cumprir determinação do desembargador Orlando Perri.

De acordo com o Decreto nº 1.591, publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (29.12), Hugo Felipe substituirá o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) e administrará as atividades relacionadas à saúde pública da capital, durante todo o período de intervenção, conforme a decisão judicial divulgada nessa quarta-feira (28.12)

A intervenção na Secretaria de Saúde, unidades descentralizadas e na Empresa Cuiabana de Saúde tem duração até o dia 26 de junho de 2023, e tem a finalidade de reorganizar a administração e cumprir com decisões judiciais que não foram cumpridas pela atual gestão, além de disponibilizar exames e medicamentos para o enfrentamento dos impactos da nova onda da Covid-19, sobre o sistema de saúde municipal.

O interventor, conforme o decreto do governador, poderá editar decretos, atos, inclusive orçamentários, fazer nomeações, exonerações, expedir determinações aos seus subordinados e demais servidores da secretaria e da Empresa Cuiabana, até que se cumpram efetivamente todas as providências necessárias para a regularização da saúde na capital.

Hugo Felipe também poderá nomear co-interventores com capacidade técnica e reputação ilibada, para contribuir no cumprimento das determinações contidas na intervenção.

O decreto também estabelece, seguindo a decisão judicial, que em um prazo de 15 dias será apresentado um plano de intervenção, com as medidas que adotará, além de entregar relatórios quinzenais sobre as providências tomadas.

Perfil do interventor

Hugo Felipe é formado em direito e atuou como:
2011: Técnico administrativo do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região;
2012-2016: Analista Judiciário do TRT 23;
2016: Procurador do Município de Cuiabá;
2017: Advogado da União;
E desde 2017 é procurador do Estado.

Outro lado

Até a manhã desta quinta a Prefeitura de Cuiabá informou que a Procuradoria do Município ainda analisava a decisão do Tribunal para comunicar quais medidas deve adotar.

FONTE CAPITAL NOTICIA