Background

Notícias



entry image

"Na saúde, a aplicação está 100% a mais do que previsto, é uma coisa diferenciada", diz conselheiro

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/MT), deu parecer favorável à aprovação das contas, exercício 2021, da Prefeitura de Cuiabá. As contas anuais entraram na pauta da 26ª sessão ordinária do Plenário do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), realizada nesta terça-feira (1°). Um dos pontos destacados foi a aplicação dos recursos na área da saúde.

O município de Cuiabá aplicou mais de 30% da receita líquida na Saúde. "Na saúde, a aplicação está 100% a mais do que previsto em Constituição, realmente é uma coisa diferenciada", disse o conselheiro Antônio Joaquim, relator das contas da Prefeitura de Cuiabá.

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Guilherme Maluf defendeu uma harmonização entre Estado e Prefeitura de Cuiabá para que o município deixe de gastar tanto com saúde. A fala foi feita na 26ª sessão ordinária do Plenário do TCE, durante julgamento das contas da Prefeitura, referentes ao ano de 2021.

"Cuiabá historicamente paga um preço muito alto pela saúde do nosso Estado, não é de agora isso desde que fui secretário de Saúde. Esse passivo precisa ser muito bem avaliado. É uma realidade, é só pegar o histórico do atendimento do pronto socorro de Cuiabá que vai ver a quantidade de pacientes do interior", disse;

Maluf confirmou ainda que o Comitê de Saúde do TCE vai estudar o tema para tentar equilibrar a situação. No entanto, ele disse que a conclusão das obras do Hospital Central e Hospital Júlio Müller devem "refrescar" caixa de Cuiabá. "Há necessidade de harmonização de Estado e Capital. É claro que não se deve deixar de atender pacientes".


Fonte ÚNICA NEWS