Background

Notícias



entry image

SES confirma 29 casos de varíola dos macacos em Mato Grosso

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), nesta quarta-feira (31), o estado de Mato Grosso possui 29 casos confirmados de varíola do macaco (Monkeypox Vírus).

Segundo informações da Vigilância em Saúde de Mato Grosso, 31 pessoas estão com a suspeita do vírus e 27 casos já foram descartados.

Confira as cidades onde há ocorrências confirmadas:
Cuiabá – 13
Várzea Grande – 8
Rondonópolis – 1
[21:08, 01/09/2022] +55 65 9971-1055: Sorriso -1
Barra do Garças – 2
Nova Xavantina – 1
Tangará da Serra – 3

 

Sobre o Vírus

Incialmente identificada em 1958, a Monkeypox, ou varíola do macaco, é uma doença causada pelo Monkeypox virus (MPXV) do gênero Orthopoxvirus e família Poxviridae. Trata-se de uma doença zoonótica viral, em que a transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animal ou humano infectado, ou com material corporal humano contendo o vírus. É válido ressaltar, que apesar do nome, os primatas não humanos não são reservatórios do vírus da varíola.

A transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato pessoal com secreções respiratórias e lesões de pele de pessoas infectadas ou com objetos recentemente contaminados. A erupção cutânea característica da doença geralmente se inicia no rosto e depois se espalha para outras partes do corpo, incluindo os órgãos genitais. A erupção cutânea pode ser semelhante com a varicela ou sífilis, e passa por diferentes estágios antes de finalmente formar uma crosta, que depois cai. A diferença na aparência com a varicela ou com a sífilis é a evolução uniforme das lesões. Cicatrizes e/ou áreas de hipocromia ou hipercromia podem permanecer após a queda das crostas. Uma vez que todas as crostas caíram, a pessoa com Monkeypox não é mais contagiosa.