PA: OAB e Sindmepa discutem problemas da atividade médica
Sabendo da importância em unir forças para defender o médico no exercício da profissão, o Sindmepa esteve reunido na manhã desta quarta-feira, 18, com a Comissão de Direito Médico da OAB-Pará. O encontro evidenciou os principais problemas jurídicos enfrentados por médicos e a necessidade de conscientizar a categoria sobre armadilhas que podem ser evitadas, principalmente, acerca da pejotização.
O Sindmepa já atua em conjunto com Conselho Estadual e Municipal de Saúde. Para o diretor, João Gouveia a união entre as entidades fortalece a luta por saúde de qualidade, ao mesmo tempo em que reforça a atuação jurídica.
“PARA NÓS É UMA SATISFAÇÃO ESTAR REATIVANDO A PARCERIA. SERÁ MUITO PRODUTIVO E VAMOS CONSEGUIR APOIO PARA DEMANDAS QUE TEMOS DIFICULDADE, COMO A QUESTÃO DA GARANTIA DE DIREITOS TRABALHISTAS, TERCEIRIZAÇÃO E FRAUDES. TEM VÁRIAS ÁREAS QUE PODEMOS ESTAR ATUANDO CONJUNTAMENTE”, RESSALTA.
Segundo o presidente da Comissão, Daniel Gualberto um dos principais objetivos do grupo é esclarecer o tema direito médico, levar o conhecimento da classe jurídica aos médicos e capacitar os advogados para que atuem de maneira eficiente e responsável.
“O DIREITO E A MEDICINA ESTÃO, EMBORA NÃO PAREÇA, UMBILICALMENTE LIGADOS. ENTÃO É INTERESSANTE QUE O MÉDICO TENHA CADA VEZ MAIS ESSE CONHECIMENTO JURÍDICO, CONHECIMENTO DE COMO FUNCIONAM AS LEIS PARA PODER DESENVOLVER UMA MEDICINA VOLTADA PARA O PACIENTE, MAS, OBVIAMENTE, RESPALDADA NA LEI”, REFORÇA.
Os membros da Comissão ainda foram convidados a participar do Seminário Médico Jurídico que será realizado nos dias 27 e 28 deste mês, no Sindmepa. O evento tem como tema central “Desafios da profissão médica: trabalho, previdência e assistência social”.
Estiveram presentes na reunião os diretores do Sindmepa, João Gouveia, Wilson Machado e Sherlon Raiol. O assessor jurídico, Yúdice Andrade e os representantes da Comissão de Direito Médico: Marcelo Augusto da Silva, Melissa Nunes Barbosa, João Victor Maia e o presidente, Daniel Gualberto.
Fonte: Sindmepa
