Background

Notícias



entry image

MT atrasa 'largada' da vacinação para faixa de 5 a 11 anos

Em Mato Grosso, pelo menos 5,9% do público-alvo de crianças de 5 a 11 anos devem começar a ser imunizadas contra a covid-19 nesta semana. São 374.148 crianças nessa faixa etária no Estado e, neste primeiro momento, 22.074 devem ser imunizadas. Mas, ao contrário de 16 estados que já iniciaram a vacinação no fim de semana e nesta segunda-feira (17), Mato Grosso ainda não tem data definida. Cada município deve preparar sua logística e calendário.

 

No Estado, apesar de parte das cidades afirmar que já está com o Plano de Imunização pronto, a maioria ainda se organiza quanto às doses e aos espaços para a aplicação. Na última sexta-feira (14), o Estado recebeu 23 mil doses da Pfizer para a nova faixa etária. A prioridade no momento são crianças indígenas, quilombolas, com alguma deficiência permanente ou com comorbidades.

 

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), foi estabelecido que cada cidade vai receber nessa remessa quantidades que correspondam a até 5,9% do seu público. Do total de doses recebidas no primeiro lote, 23,3% devem ser destinadas à Grande Cuiabá, com 3.580 doses para a Capital e outras 1.840 para Várzea Grande, nessa primeira semana. A distribuição das vacinas aos municípios iniciou no sábado (15) e deve ser concluída até quarta-feira (19). Uma nova remessa, com mais 23 mil doses, está prevista para chegar hoje (18).

 

Na Capital, o público total a ser imunizado de 5 a 11 anos contra a doença chega a 66.314 crianças. Coordenadora da campanha de vacinação contra a covid-19, em Cuiabá, Valéria de Oliveira, explica que o Plano de Imunização Infantil já está pronto, porém algumas definições estão em andamento como, por exemplo, os locais onde deverão ocorrer a vacinação.

O prefeito Emanuel Pinheiro anunciou que a previsão é que haja 5 locais de vacinação de crianças, sendo um na regional Leste, um na Oeste, um na Norte e dois na Sul. Segundo o prefeito, esses pontos podem ser ampliados, dependendo do andamento da vacinação e, principalmente, da quantidade de doses recebidas.

 

A estimativa do público-alvo desta etapa da vacinação é de 66.314 crianças, sendo 45.742 na faixa dos 5 a 9 anos e 20.572 na faixa de 10 e 11 anos.

 

Destaque

O primeiro município a anunciar o início da vacinação foi Jaciara. A prefeita, Andréia Wagner (PSB), garantiu que as doses começam a ser aplicadas na quarta-feira (19) em duas unidades básicas de saúde. No primeiro momento serão vacinadas as crianças com comorbidades ou deficiência permanente. Em Jaciara, conforme dados da Coordenadora de Imunização da cidade, vivem 4.262 crianças entre 5 e 11 anos.

 

Várzea Grande segue o exemplo que tem dado desde o início da campanha de imunização contra a covid-19, que começou no ano passado, e mais uma vez sai na frente. Com um público de 31.181 crianças dentro da faixa etária determinada pelo Ministério da Saúde, o município já definiu os locais onde a vacinação infantil deve acontecer. Secretário de Saúde, Gonçalo Barros explica que a princípio as doses estarão disponíveis em 3 pontos fixos: nas escolas Jayme Veríssimo de Campos Jr (Região do Grande Mapin/Imperial) e Adalgisa de Barros (Centro) e na Clínica do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag).

 

Segundo o secretário, os locais foram escolhidos de forma estratégica como de fácil acesso à população, amplos, arejados, oferecendo segurança quanto a aglomerações.

FONTE GAZETA DIGITAL