Vereador articula reabertura do Hospital São Benedito para cirurgias eletivas
O vereador por Cuiabá, Dr. Luiz Fernando (Republicanos) articula a reabertura do Hospital Municipal São Benedito para cirurgias eletivas, a urgência da retomada destes procedimentos nos hospitais regionais existentes no estado e a elaboração de políticas públicas eficazes para a saúde da população.
Com 20 anos atuando como médico, o parlamentar que é presidente da Comissão de Saúde da Câmara, também falou sobre o surto gripal e o aumento da Covid que vem se alastrando de maneira acelerada na cidade. Tendo em vista que Cuiabá registrou um aumento de 181% na ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados para Covid-19 entre os dias 2 e 9 deste mês, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
“O que nós estamos vivenciando nestes últimos anos na área de saúde, é muito diferente de tudo que já vimos. A Covid foi algo que realmente colapsou o sistema. E agora veio essa gripe completamente oposta a outras e, com isso, as unidades primárias e secundárias de saúde e, consequentemente, os hospitais públicos e particulares, estão superlotados”, disse Dr. Luiz ao enfatizar que é preciso ser realizada uma força-tarefa por parte do governador Mauro Mendes (DEM), prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e presidente Jair Bolsonaro para solucionar a crise existente e também retomar o programa de cirurgias eletivas que foi suspenso a partir de março de 2020, por conta da situação epidemiológica.
Conforme dados da Secretaria de Saúde de Mato Grosso, atualmente, mais de 2 mil pessoas aguardam por cirurgia ortopédica no estado. Mais de 1.200 são cirurgias de urgências. O vereador lembrou que vários pacientes tiveram o estado de saúde agravado por conta da demora dos procedimentos cirúrgicos. Para resolver esse problema, Luiz Fernando destacou que é urgente a necessidade da reabertura do Hospital São Benedito. Disse que tem conversado constantemente sobre o assunto, com o prefeito Emanuel e com a secretária Adjunta de Planejamento e Operações da Saúde do município, Suelen Alliend.
“Precisamos urgentemente da reabertura do Hospital São Benedito que ficou fechado apenas para tratamentos da Covid. Minha opinião é que se disponibilize o antigo Pronto Socorro para atender a demanda da gripe e da Covid e autorize a retomada de cirurgias eletivas no São Benedito”, avaliou o médico ortopedista que disse conviver diariamente com dramas de pacientes que aguardam há mais de dois anos por uma cirurgia eletiva.
“É muito triste a gente ver pacientes com artrose grave de quadril, de joelhos, de membros inferiores. Com patologias severas de coluna, estando muitas vezes de cadeiras de rodas e acamados. Então o meu pedido é que aja uma força-tarefa para reabertura deste hospital”, defendeu ao enfatizar que os hospitais estaduais Santa Casa e o Metropolitano de Várzea Grande podem dar suporte a esta nova crise epidemiológica e alertar sobre a importância da população continuar mantendo as medidas de biossegurança.
“É preciso que todos continuem se cuidando, usando máscaras, evitando festas, aglomerações e tomando as vacinas e se acaso sentirem sintomas das doenças, procurem o mais rápido possível por atendimento médico”, orientou o médico e vereador da Capital.
FONTE GAZETA DIGITAL
