Background

Notícias



entry image

Renan Calheiros pede a convocação de Mauro Carvalho na CPI da Pandemia

O relator da CPI da Pandemia no Senado, Renan Calheiros, pediu a convocação do chefe da Casa Civil de Mato Grosso, Mauro Carvalho Junior, para depor sobre a conversa de compra de vacinas com um suposto representante da empresa Davati, com oferta da vacina indiana Covaxin.

No requerimento apresentado nessa terça-feira (24), o senador diz que houve “claro interesse” da empresa Davati, do intermediário Domingueti Pereira e do secretário Mauro Carvalho “para facilitar a compra” da vacina Covaxin pelo governo de Mato Grosso.

O senador disse que os indícios de intenção de compra estão na “intensa troca de e-mails, WhatsApp e SMS” que os três agentes teriam mantido desde o começo do ano.

O governo de Mato Grosso divulgou o espelho de um e-mail teria sido trocado entre Dominghetti e o secretário. A tentativa de negociação teria sido abortada após a empresa não enviar o certificado de representação da Davati no Brasil. A vacina ofertada teria sido a Janssen, da Johnson & Johnson.

Outro ponto ressaltado pelo relator é a “posição chave” da empresa da Davati e do representante comercial Dominghetti Pereira na investigação de supostos crimes pela CPI da Pandemia.

“Assim, a relação do convocado [Mauro Carvalho] com a empresa Davati e seus supostos representantes, em franca negociação para se adquirir vacinas, em tese, por meios nada regulares, além das relações pessoais, ligações comerciais e intimidade demonstrada com outros personagens ouvidos e investigados por este colegiado, denotam indícios de atos em desconformidade com a ordem jurídica e que [é] imperioso e imediato aprofundamento da investigação”, disse.

O LIVRE procurou a assessoria do governo para se posicionar sobre o requerimento da CPI da Pandemia e foi informado de que uma reposta está em análise.


FONTE O LIVRE