Notícias

Municípios não têm estratégia para a vacinação de grávidas

Após uma semana do anúncio feito pelo Ministério da Saúde sobre a inclusão de gestantes e puérperas no grupo prioritário da vacinação contra a covid-19, a estratégia de imunização ainda não foi bem definida pela maioria dos municípios mato-grossenses. Em Cuiabá, por exemplo, a Prefeitura não soube dizer nem mesmo o número de pessoas que estão nesse novo grupo. Em Várzea Grande, a administração informou que iniciou a atualização dos dados de mulheres que realizam o pré-natal e a expectativa é que sejam vacinadas 5,5 mil pessoas entre gestantes e puérperas. No país, algumas capitais, como João Pessoa, na Paraíba, já iniciaram a imunização desse público.

 

Em Mato Grosso, das 104.520 mil doses de imunizantes contra a covid-19 que chegam nesta segunda-feira (3), 13,6% serão destinadas as gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente.

 

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, nessa remessa, as 97.500 doses que chegam da AstraZeneca serão separadas em sua totalidade para o novo público e a estimativa é de que 45 mil gestantes sejam vacinadas no decorrer da campanha. Segundo o Estado, o detalhamento para cada público poderá ser conferido na resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) que deve ser publicada hoje.

 

No país, estima-se que existam cerca de 3 milhões de gestantes e puérperas anualmente. Em Mato Grosso, a Associação Mato-grossense de Ginecologia e Obstetrícia (Somago) divulgou que, de janeiro a abril deste ano, foram contabilizadas 14 mortes de gestantes no Estado em decorrência de complicações da covid-19. Esse foi o total registrado em todo o ano de 2020. Segundo a Somago, cerca de mais 10 mortes ainda devem ser catalogadas em função da doença neste ano.

 

Distribuição

Após a chegada do imunizante, as equipes da Vigilância Estadual preparam as doses para distribuição e simultaneamente as equipes administrativas trabalham na resolução da CIB, que oficializa o quantitativo de doses para os 141 municípios.

FONTE GAZETA DIGITAL