Background

Notícias



entry image

Deputada atribui baixa vacinação à pouca experiência de gestores

A deputada federal Rosa Neide Sandes (PT) atribuiu – dentre outros motivos – a baixa quantidade de vacinas aplicadas em Mato Grosso à falta de experiência de gestores municipais.

 

Atualmente, Mato Grosso é um dos estados com menor índice de imunização contra a Covid-19.

 

De acordo com Rosa Neide, seria necessária a criação de um comitê de crise para auxiliar os prefeitos e secretários de Saúde.

 

“Há a falta de experiência de parte dos prefeitos, secretários de saúde, falta um comitê central para acompanhar e intervir quando necessário”, disse a deputada ao MidiaNews.

 

Não é fácil. Tem cidades do interior que tem comunidades muito distantes. Mas é preciso avançar
“Um comitê cientifico, como a maioria dos Estados, que tenha representação do Poder Judiciário, do Governo do Estado, da Associação dos Municípios e das áreas de saúde. Para avaliar os municípios, o Estado e cada dificuldade”.

 

“Onde alguém esteja ali com o telefone o dia todo, verificando as dificuldades. Há um pouco dessa coordenação por parte da secretaria de Estado de Saúde, mas não há uma boa representação”, completou.

 

A deputada ainda explicou que o Estado encontra dificuldades geográficas em razão das dimensões territoriais.

 

“Não é fácil. Há cidades do interior que tem comunidades muito distantes. Mas é preciso avançar”, disse.

 

Antivacina

 

Há ainda reclamações por parte de prefeitos de Municípios do interior de Mato Grosso sobre pessoas que se negam a tomar a vacina, de acordo com Rosa Neide.

 

Ela atribui o movimento ao discurso do presidente Jair Bolsonaro. Em dezembro passado, o presidente afirmou que quem tomar vacina poderia virar jacaré.

 

“Há algumas pessoas que têm receio em tomar vacina. A fala do presidente da República que é virar jacaré, que tinha medo, que ele mesmo não iria se vacinar ainda está muito forte na cabeça das pessoas”, disse.

 

“Tenho falado com alguns prefeitos e há um percentual grande da população que tem medo de vacinar, mesmo quando chega seu momento”, emendou.

 

FONTE MIDIA NEWS