Background

Notícias



entry image

Deputado prevê que em dezembro MT terá 3 mortes ao dia por covid-19

O deputado estadual e médico sanitarista, Lúdio Cabral (PT), acredita que no meio de dezembro Mato Grosso ainda estará registrando uma média de três óbitos por Covid-19 e 150 casos da doença por dia. A queda dos números, segundo o parlamentar, começou a ser registrada a partir de 8 de agosto, mas em velocidade abaixo da desejada.

"Nessa velocidade, vamos alcançar os patamares do início de junho apenas em dezembro, no meio de dezembro é que a gente volta ao patamar de junho, que era 150 casos e três a quatro óbitos por dia", destaca. Ele acrescentou também que o número de óbitos deva zerar apenas em fevereiro.

A média móvel de casos registrados na quinta-feira (1) estava em 1.050 casos e a média de óbitos em 18 mortes por dia. De acordo com Lúdio Cabral, em dois meses houve uma redução de 50% no número de registros da doença, já a redução do número de óbitos foi de apenas 30%.

O parlamentar alerta, entretanto, que o comportamento da população, assim como o período eleitoral pode afetar negativamente o comportamento da curva de infecção.

"Todas as medidas de retomada de atividade econômica, de circulação de pessoas, permissão de aglomeração, elas retardam a descida da curva porque favorece o contágio. E as atividades de campanha eleitoral também dão essa contribuição negativa se produzirem aglomerações", disse.


FONTE REPÓRTER MT