Reestruturação das Residências em Saúde em debate
O presidente da Federação Médica Brasileira (FMB), Casemiro dos Reis Junior, participou na terça feira, 18 de agosto, da reunião da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), para tratar do projeto da Restruturação das Residências em Saúde.
“A ideia principal é passar a responsabilidade da gestão das residências, que hoje estão a cargo do Ministério da Educação, para o Ministério da Saúde, ou seja, é o caminho para uma gestão administrativa de qualidade e valorização dos programas de residência médica” declarou Casemiro.
Na apresentação do projeto, vários itens foram elencados, entre eles o diagnóstico das necessidades territoriais das especialidades médicas, assim como mapeamento e redimensionamento das bolsas financiadas pelo Ministério da Saúde. Além disso a reativação e criação de novos programas de residência, a valorização do residente e preceptor e a modernização do sistema de gerenciamento digital dos programas de residência, são pontos que serão observados.
O planejamento e execução do projeto tem como entrega dos primeiros resultados parciais o mês de abril de 2021.
FONTE PORTAL FMB
