Cuiabá admite abertura de hospital de campanha para ampliar leitos de Covid

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) não descartou a possibilidade de abertura de um hospital de campanha para atender os pacientes com Covid-19. Em entrevista ao programa Balança MT (TV Vila Real, canal 10) nesta terça-feira (30), o chefe do Executivo Municipal disse estar aberto ao diálogo com o governador Mauro Mendes (DEM) para tratar do assunto.

“Cuiabá está tendo que ajudar o Estado inteiro por ser a mãe de todos os municípios. Estou a inteira disposição para discutir com o governo do Estado e com o governo federal, qualquer medida que seja. Pode ser hospital de campanha ou qualquer outra. Cuiabá está pronta para agir para salvar vidas”, disse durante a entrega da passarela construída em frente ao Terminal Rodoviário Cássio Veiga de Sá.

Emanuel enfatizou que a Prefeitura de Cuiabá corre contra o tempo para disponibilizar os 40 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para desafogar o sistema municipal de saúde, que entrou em colapso há algumas semanas.

Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde tenta fazer a aquisição de 120 bombas infusão que são utilizadas nos respiradores. “Estamos correndo contra o tempo, com a graça de Deus até o final dessa semana nós conseguiremos abrir e colocar em funcionamento 20 leitos e dentro dos próximos dias, conseguindo as bombas de infusão abriremos os outros 20 leitos”, complementou.

De acordo com o boletim do divulgado pela Secretária Estadual de Saúde divulgado nesta segunda-feira (29), a taxa de ocupação já chega em 90,4% para UTIs e em 42,1% para enfermarias em todo o Estado. Apesar do Executivo afirmar dispor de aproximadamente 10% das vagas, pessoas que contraíram o vírus enfrentam dificuldades para conseguir um leito.

Na capital, já são 3.964 casos e 187 vidas perdidas pela pandemia. Diante disso, o gestor municipal afirmou que a distribuição do “Kit Covid” também deve ajudar a minimizar a busca por atendimento médico e número de óbitos na cidade.

Segundo ele, os medicamentos serão disponibilizados nas unidades da Atenção Básica e Secundária (UBS, ESF, UPAs e Policlínicas), mediante prescrição médica e disponibilidade dos medicamentos na rede. “Nós próximos dias já estará disponível o Kit Covid para atender os pacientes logo no início da doença dando a chance para que o cidadão seja salvo antes de precisar ser transferido para um leito de UTI”, concluiu.

FONTE FOLHA MAX