Background

Notícias



entry image

Seria negligência não pensar em "lockdown", admite secretário

O secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo não descartou a possibilidade de adotar medidas mais rígidas, como o “lockdown”, para conter a propagação do novo coranavírus, a Covid-19, em Mato Grosso.


“Lockdown” é quando ocorre o bloqueio total de entrada e saída do território e ainda a determinação de fechamento para que o comércio e outras atividades não essenciais.



A medida visa o distanciamento social, única solução apontada pelas autoridades de saúde que podem conter a disseminação do novo vírus.



“Seria uma negligência de qualquer gestor não pensar nisso. Nós temos várias interrogações. Vamos chegar nesse estágio? Nós vamos chegar em um momento que estará exaurida a nossa capacidade de atendimento hospitalar?”



“Haverá um colapso do sistema onde não conseguimos mais atender as pessoas nas nossas Unidades de Terapia Intensiva? Essa pergunta existe, e temos obrigação de pensar nisso”, afirmou o secretário.



A declaração foi feita durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (8) e transmitida pelo Facebook.



A medida já foi adotada por cidades dos estados como o Rio de Janeiro, Maranhão, Pará e Ceará, onde a rede hospitalar entrou em colapso.



Segundo o secretário, o Governo tem um comitê de situação que estudará o aumento de casos em Mato Grosso semanalmente e quais medidas deverão ser tomadas.



“O comitê analisará pelo nosso painel qual foi o comportamento da epidemia no Estado. E à luz dessas informação tomaremos decisões de caráter sanitário e aquelas que são de responsabilidades de governadores e prefeitos”, afirmou o secretário.

FONTE MÍDIA NEWS