Background

Notícias



entry image

SES: Clima frio e reabertura do comércio aumentarão casos de SRAG

O secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo afirmou que com a queda nas temperaturas e a reabertura nos comércios em algumas cidades de Mato Grosso podem aumentar o número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).


A SRAG inclui ao menos 30 tipos diferentes de doenças respiratórias, incluindo a Covid-19 (coronavírus).


“A chegada do frio é propício para que os vírus possam se proliferar. Provavelmente, os casos vão aumentar e nós vamos estar no front da batalha para enfrentar esse crescimento”, afirmou ele.em coletiva de imprensa realizada virtualmente na manhã de segunda-feira (4).

O secretário alertou, ainda, que aliado ao crescimento das síndromes respiratórias, deve haver uma tendência por números de leitos em decorrência de outras doenças típicas desta época do ano, como a influenza e a dengue.


A chegada do frio é propício para que os vírus possam se proliferar. Provavelmente, os casos vão aumentar e nós vamos estar no front da batalha para enfrentar esse crescimento
“Nós vamos ter um aumento crescente de influenza, dengue e uma conjunção de fatores que, somados, devem ampliar o número de pessoas que demandam por uma unidade hospitalar. A própria flexibilização da maioria das atividades econômicas vai promover um crescimento provável no número de casos”, disse.

Reabertura do comércio

A reabertura do comércio, segundo Figueiredo, também deve contribuir substancialmente para o aumento de casos.

Em Cuiabá, município com maior número de casos (145), a abertura do comércio, que faz parte do grupo de prestação de serviço, ocorre em horários alternativos.

O último boletim informativo divulgado pela Pasta apontava para 344 casos confirmados da Covid-19 no Estado, com 13 mortes no total.

“Se antes eu estava dormindo pouco, agora vou dormir muito menos. A flexibilização amplia a possibilidade de maior infecção das pessoas, por conseguinte vai demandar por parte das autoridades de Saúde mais trabalho”, disse.

Demanda por leitos


Segundo dados divulgados pelo Governo de Mato Grosso, o Sistema Único de Saúde (SUS) tem disponível para tratamento da Covid-19 400 leitos clínicos e 98 leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTI). Destes, a taxa de ocupação pela doença não chega a 10%.

O secretário revelou que, além desses leitos, o Estado tem capacidade de ampliar ainda mais este número.


“Estamos preparando nossas unidades para fazer frente a esse volume que pode ser que tenha necessidade a esse atendimento hospitalar. Hoje, a situação é confortável, mas a medida que nós formos avançando, e ver que há necessidade de ampliar essa atuação, temos capacidade de ampliar o número de leitos do Estado”, afirmou.

O Governo planeja para os próximos dias a inauguração de novos leitos no Hospital Metropolitano de Várzea Grande, que será exclusivo para o combate à pandemia no Estado.

“Em no máximo 10 dias, a nova área do Hospital Metropolitano estará pronta. Ainda não definimos a data de inauguração para que possamos receber os equipamentos adquiridos, montar as instalações, e aí sim estar à disposição do governador para que possamos fazer uma simples inauguração e apresentar a população”, completou.

FONTE MÍDIA NEWS