Background

Notícias



entry image

MT só tem 7 vagas em UTIs para crianças com covid-19

O Painel Covid-19 da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) mostra que Mato Grosso tem, até a manhã desta terça-feira (12), somente 15 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Pediátricos pelo Sistema Único de Saúde no Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá.

No Pronto-Socorro de Cuiabá, 53% das UTIs pediátricas estão ocupadas. Ou seja, das 15 UTIs pactuadas, 8 delas se encontram com pacientes com idades entre 5 a 10 anos internados.

Mas, a SES informa no Painel Covid-19 que há 9 internações em leitos de UTIs pediátricos e, assim, que a taxa de ocupação de UTIs pediátricas públicas está em 60%.

Numa análise detalhada do quadro vê-se que a nona criança internada em UTI está no Hospital São Luiz em Cáceres (225km de Cuiabá) que não tem leitos de UTI pediátrica da covid pactuados.

Alguns estudos apontam que as crianças e adolescentes são menos suscetíveis à infecção pelo Sars-CoV-2, vírus causador da covid-19.

Um trabalho de pesquisadores do University College London, do Reino Unido na Inglaterra, destacou que o risco de o público infantojuvenil pegar covid-19 seria 44% menor do que o de pessoas com mais de 20 anos.

 

FONTE REPÓRTER MT