PA: Governo abre inscrições para o próximo Revalida

O Ministério da Educação divulgou na última sexta, 11, o edital de inscrições para o Revalida, exame teórico para validar diplomas de medicina obtidos em universidades estrangeiras. As inscrições serão abertas no dia 21 deste mês e segue até o dia 2 de outubro. A prova está agendada para o dia 6 de dezembro e será aplicada em 13 capitais, incluindo Belém, e no Distrito Federal.

Segundo o edital, para participar do exame de revalidação o médico deve ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal no país e possuir diploma de graduação em medicina expedido por Instituição de Educação Superior Estrangeira, reconhecida no país de origem pelo Ministério da Educação ou órgão equivalente, autenticado pela autoridade consular brasileira, ou pelo processo da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros, promulgado pelo Decreto nº 8.660, de 29 de janeiro de 2016.

“O REVALIDA FOI UMA PROPOSTA DAS ENTIDADES MÉDICAS E HOJE DEFENDEMOS QUE SEJA REALIZADO DUAS VEZES, TODOS OS ANOS. O ÚLTIMO FOI REALIZADO EM 2017, UM ABSURDO. MÉDICOS FORMADOS NO EXTERIOR, QUE VIVEM NO BRASIL E QUEREM REVALIDAR SEUS DIPLOMAS E TRABALHAR LEGALMENTE, MERECEM MAIS RESPEITO DAS AUTORIDADES”, DISSE O DIRETOR DO SINDMEPA, WALDIR CARDOSO.

O exame nacional de revalidação de diplomas médicos é coordenado e organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com a colaboração das universidades públicas participantes. A primeira etapa do Revalida 2020 será aplicada nas seguintes cidades: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. O participante deverá escolher o local de prova no ato de inscrição.

A avaliação inclui uma prova objetiva e outra discursiva. As duas provas serão aplicadas no mesmo dia e separadas em dois turnos. Para participar da prova de habilidades clínicas, segunda etapa do exame, um novo edital será divulgado e somente os médicos aprovados na primeira poderão concorrer.

A inscrição para o Revalida 2020 deve ser realizada pelo endereço revalida.inep.gov.br/revalida/inscricao, no período entre às 10h do dia 21 de setembro de 2020 e às 23h59 do dia 2 de outubro de 2020 (horário de Brasília-DF). A relação final dos aprovados no Revalida será publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Fonte: Sindmepa