Background

Notícias



entry image

Sindicato garante na Justiça RGA aos médicos

Diante do não pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) aos médicos servidores do município de Cuiabá entre os anos de 2011 e 2015, o Sindicato dos Médicos do Estado de Mato Grosso (Sindimed-MT) conseguiu fazer com que a Justiça condene a Prefeitura a pagar as reposições referentes às perdas inflacionárias nesse período.  

A presidente do Sindicato, Evelyn Hack Bidigaray, considera que o Município violou as Constituições Federal e Estadual, bem como a Lei Complementar Municipal 200/2009, quando decidiu não conceder a RGA à categoria. “A Prefeitura desconsiderou o acordo firmado em 2009 entre a Prefeitura de Cuiabá e o Sindimed-MT, perante a desembargadora Clarice Claudino da Silva, quando ficou pactuado que o Município garantiria a correção anual iniciando em 2011.

A reposição inflacionária, enfatiza Evelyn, não representa conquista de melhoria ou aumento remuneratório, pois apenas resgata o poder aquisitivo subtraído pela elevação do custo de vida, uma vez que mantém o valor real dos salários. “A RGA deveria ser destinada a todas as categorias, o que não ocorreu somente com a nossa. Por isso, acredito que a justiça foi alcançada”.
 
Na sentença, o juiz Luís Aparecido Bertolucci Júnior acolheu os pedidos para o pagamento de indenização por danos materiais aos médicos. O valor deverá ser apurado e corrigido pelo INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor -, a contar da data do não pagamento da RGA, acrescido de juros de 1%, a partir da citação.