Background

Notícias



entry image

Hospital terá câmara mortuária para vítimas de covid-19

O governo do Estado anunciou, nesta segunda-feira (27), que irá instalar uma câmara mortuária no Hospital Metropolitano de Várzea Grande, para armazenar corpos que esperam por enterro. O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, afirma que o número de óbitos está dentro da projeção e espera não ter que utilizar o espaço refrigerado.

“Torcemos para que isso não aconteça. Após o óbito por covid-19, as medidas para sepultamento têm que ser imediatas. Sequer há velório. Lógico que a gente não quer ficar acondicionando corpos em câmara fria. Mas haverá, sim, no Hospital Metropolitano uma câmara mortuária, com as devidas especificações técnicas, para armazenar esses corpos”, informou.

Em entrevista coletiva, o secretário informou que as 10 mortes registradas no estado já eram esperadas pela equipe técnica. Pontua, ainda, que os casos de covid-19 devem aumentar nos próximos dias, com a flexibilização das medidas de isolamento. Situação que é vista com grande preocupação.

“Vejo com preocupação. Toda flexibilização gera maior fluxo de pessoas e haverá aumento dos casos e demanda por atendimento hospitalar”, reconhece o secretario, que orienta para que as pessoas mantenham medidas de segurança ao saírem de casa e no trabalho.


Figueiredo informa que 25% do total de infectados pelo coronavírus terão o quadro agravado e precisarão de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Questionado sobre a morte do secretário adjunto de saúde de Sinop (500 km ao norte de Cuiabá), Wirciley Fonseca, 45, o gestor afirma que quem determina a morte é o médico e que se consta na certidão de óbito covid-19, ele entrará nas estatísticas. A indagação é porque a vítima foi diagnosticada com a doente, mas depois considerado curado. No entanto, teve piora, foi para a UTI e morreu depois de 23 dias.

“Na certidão de óbito dele consta mais de uma razão, mas entre elas está explicito covid-19. Não tem como a Secretaria ignorar”, informou.

FONTE GAZETA DIGITAL