Prefeitura admite problemas no antigo PS, mas diz que usá-lo é a melhor solução para o momento

Após o Sindicato dos Médicos (Sindimed) constatar que o antigo Pronto Socorro não tem a capacidade de ser unidade de referência ao coronavírus, a Prefeitura de Cuiabá disse ao Olhar Direto que tem consciência de que o antigo PSM precisa de reforma, mas que ele é a melhor opção para o momento devastador de epidemia que se aproxima. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Verdão deve ser utilizada para apoiar o Pronto Socorro no atendimento dos casos de Covid-19, disponibilizando leitos para seu tratamento.

O diretor de comunicação do Sindicato dos Médicos (Sindimed), Adeildo Lucena, esteve no sábado (21) no antigo Pronto Socorro, a pedido dos médicos que lá atuam e que estão em alerta com a decisão da Secretaria de Saúde Municipal de Cuiabá de que a unidade de referência ao Coronavírus na cidade será lá.

“Eu pergunto como pode ser referência um local cheio de buracos no teto, que outro dia tinha ratos passeando pela UTI infantil, que não tem papel toalha, não tem álcool gel e nem Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) para os médicos trabalharem e os pacientes que já estavam internados lá nem sequer foram removidos. Como vai atender os pacientes de coronavírus?”, alertou Lucena.

Em resposta a declaração do diretor de comunicação do Sindicato, a assessoria da Prefeitura informa que já realizou a desratização do local. Sobre a falta de EPIs para os profissionais, a assessoria informa que a demanda por esses materiais está em alta em todos os sistemas de saúde do mundo no momento, por conta da pandemia. Sendo assim, os produtos se esgotam com facilidade e por isso demoram pra chegar aos hospitais.

“A prefeitura reconhece que a estrutura do prédio é antiga e merece reforma, mas diante de um cenário tão rápido e tão devastador, teve que disponibilizar o quarto andar, mais especificamente, do antigo Pronto Socorro para se preparar para a realização do atendimento de pacientes infectados com o Covid-19” explicou a assessoria.

Ainda segundo a Prefeitura, os planos para o antigo Pronto Socorro, eram, a princípio, de reformá-lo para que se transformasse no Hospital da Família (HFAM). Por conta da pandemia do coronavírus, os projetos de obras do novo hospital precisaram ser adiados, sem previsão de serem retomados.

O Pronto Socorro também contará com reforços da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Verdão, que irá disponibilizar leitos para atender supostos caso de infecção pelo vírus Covid-19.

Mesmo assim, os representantes do Sindimed acreditam que a Prefeitura demorou muito para começar a se preparar para a epidemia. “A prefeitura demorou muito para começar a se preparar para a pandemia. Agora a doença chegou a Cuiabá e o Pronto Socorro antigo nem passou pelas reformas e adequações que são necessárias para poder ser uma unidade de referência”, explica o diretor de comunicação do Sindicato.

Dessa forma, os médicos que pertencem ao Sindicato recomendam que todos fiquem em casa, pois esse é o único jeito eficiente de erradicar a transmissão do novo coronavírus. “Se países preparados, como a Itália, tem tanta gente morrendo imagina o que pode acontecer aqui, onde está tudo sendo feito ‘meia-boca’. Gente, o caso é muito sério. O único jeito de se prevenir e evitar que o surto se espalhe é ficando em casa para não precisar de atendimento médico”, finaliza Adeildo.

Confira abaixo a íntegra do posicionamento da Prefeitura de Cuiabá:

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece:

A Prefeitura de Cuiabá não mede esforços no sentido de evitar a disseminação do coronavírus e entende que esse momento é de união de esforços e do cumprimento de medidas drásticas frente ao cenário desolador que nos é projetado;

-Todo o Equipamento de Proteção Individual (EPI) necessário para o atendimento de pacientes infectados com coronavírus foi adquirido seguindo normas especificadas pelo Ministério da Saúde+

-Alguns carregamentos de EPIs já chegaram a capital e já foram distribuídos nas unidades de saúde, observando um fluxo de entrega, para evitar desperdício.

- A Prefeitura de Cuiabá aguarda a chegada de novos carregamentos com EPIs e medicamentos nesta semana e na próxima.

-A gestão reconhece que prédio do Pronto Socorro velho é uma estrutura antiga, que apresenta problemas. Como já é de conhecimento de todos, existe um projeto para uma grande reforma do antigo PS, para ser transformado no Hospital da Família, mas neste momento de enfrentamento ao coronavírus é necessário que o prédio seja usado para atender a possíveis pacientes que venham a ser internados. A unidade será devidamente adequada para essa finalidade;

-O prefeito Emanuel Pinheiro agradece e enaltece o trabalho de profissionais da saúde, que não medem esforços para trabalhar pela saúde da população cuiabana.

FONTE OLHAR DIRETO