Médicos de Várzea Grande avaliam possibilidade de greve por descumprimento de acordo

Diante da ausência de representantes da Prefeitura de Várzea Grande na audiência de conciliação que deveria ter ocorrido nesta quarta-feira (10), os médicos que atuam no Município estudam paralisar os atendimentos eletivos. O objetivo é pressionar a gestão para o cumprimento integral de um acordo extrajudicial celebrado em 2011.

De acordo com o diretor do Sindicato dos Médicos do Estado de Mato Grosso (Sindimed-MT), Adeildo Lucena, uma assembleia geral para deliberar sobre o indicativo de greve já está agendada para a próxima quinta-feira (17), às 19h, na sede da entidade. “Essa novela teve início há seis anos. De lá para cá, já firmamos outros 14 acordos; todos parcialmente descumpridos. E o que nos entristece é a aparente falta de interesse dos gestores em resolver um problema antigo!”, exclamou.

Entre as pautas de reivindicações dos profissionais estão melhores condições de trabalho, a implantação do piso nacional da categoria, que hoje está estipulado em R$ 14.134,58 pela Federação Nacional dos Médicos (Fenam) para carga-horária de 20h semanais. Além disso, os profissionais cobram a Revisão Geral Anual (RGA), com base no Índice Nacional de Preços (INPC), dos últimos três anos.

Outro ponto que vem sendo descumprido pelo Executivo Municipal é a convocação dos médicos aprovados no último concurso público, bem como a permanência dos profissionais concursados e contratados no Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande (PSMVG). A categoria ainda cobra a equiparação dos salários dos médicos terceirizados que atuam no Município, manutenção do número de médicos nas escalas de plantão, isonomia e regulamentação dos médicos que trabalham nos Programas Saúde da Família (PSF), entre outras.