Segue abaixo o resumo da coletiva do MEC sobre o Revalida

2:20 Arnaldo Lima, secretário de Ensino Superior do MEC, agradece o deputado Alan Rick e Flavio Barreto, representante dos não revalidados, pela aprovação do Revalida.

2:40 O secretário afronta entidades médicas ao afirmar que o projeto aprovado, ao contrário do que dito por nós, “não é Revalida Light” (se Revalida descentralizado e com mecanismos de repescagem não é visto como Light pelo MEC é sinal de que a educação médica está mesmo em péssimas mãos).

3:28 O secretário esclarece que o projeto de lei do Revalida não elimina as outras formas de revalidação de diplomas realizadas individualmente pelas universidades públicas.

4:50 O secretário afirma que 3 instituições nacionais participarão da elaboração da prova teórica junto ao INEP: Unifesp, Universidade Federal do Ceará e Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL), este em parceria com a National Board of Medical Examiners (NBME), organização norte-americana, independente e sem fins lucrativos que participa na elaboração do USMLE nos Estados Unidos.

5:41 O secretário afirma que 425 instituições privadas de ensino com IGC nota 4 e 5 poderão “ser habilitadas a aplicar o Revalida” e “revalidar o diploma”, citando inclusive a PUC-RJ que não tem curso de graduação em medicina, apenas um Departamento de Medicina voltado para pesquisa e pós-graduação.

9:14 Momento de embaraço... Weintraub e Arnaldo são questionados se já há alguma previsão de punição às faculdades que participem de fraudes no processo do Revalida, ambos se olham com dúvida e Arnaldo fala que “não é bom falar de penalidade, é bom falar de sanção positiva”.

14:30 O secretário afirma que o CFM participou do grupo de trabalho que elaborou o novo modelo do Revalida, com a intenção de passar a impressão de que o mesmo respaldou o modelo apresentado – o que é INVERÍDICO. Participar de um grupo de trabalho interministerial não significa, de forma alguma, concordar com o resultado final apresentado.

14:41 O secretário afirma que planeja “juntar” a prova do Revalida à prova de residência médica, algo sem qualquer respaldo da Comissão Nacional de Residência Médica.

FONTE MEC