Instituições se unem para realizar Seminário Outubro Rosa para todas as mulheres

No dia 25 de outubro será realizado o Seminário Outubro Rosa que traz em sua programação uma palestra técnica com o médico mastologista Aguiar Farina e uma motivacional com a advogada Cristiane Laura. O evento que será gratuito tem como objetivo levar o máximo de informação técnica sobre a doença como os principais sinais e sintomas do câncer de mama (caroço (nódulo), pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída de líquido de um dos mamilos), tratamento, cirurgia e ainda mostrar como a mulher pode lidar com essa doença sem perder a esperança, a fé e principalmente seu empoderamento mediante essa situação.

“O câncer de mama é segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. O seminário vem com a intenção de desmistificar o câncer de mama e levar o máximo de informação para a dona de casa e também para a juíza, a advogada e todas as mulheres que puderem participar”, comenta Paula Gomes, diretora executiva do Instituto Mato-grossense de Estudos Jurídicos(IMEJ) que está realizando o evento juntamente com a Escola de Magistratura Mato-grossense(EMAM).

DADOS INCA- Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres.

Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos agentes estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento (quanto mais idade, maior o risco de ter a doença), fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher (idade da primeira menstruação, ter tido ou não filhos, ter ou não amamentado, idade em que entrou na menopausa), histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.

A prática de atividade física e de alimentação saudável, com manutenção do peso corporal adequado, estão associadas a menor risco de desenvolver câncer de mama: cerca de 30% dos casos podem ser evitados quando são adotados esses hábitos. A amamentação também é considerada um fator protetor.

“Temos certeza que esse evento irá ajudar muitas mulheres na prevenção ao câncer de mama. Por isso, a EMAM abraçou essa causa que é uma das funções da instituição que é levar informação”, comenta o presidente da EMAM Dr.Eduardo Calmon.

São parceiros no Seminário Outubro Rosa realizado pelo IMEJ e EMAM, Cabral Contabilidade e Assessoria,Salão Belviso Face e Hair, Kasterweb, a La Provence, Espaço Pelo Bonita, Grupo Meriton, Sicoob, Autêntica Impressão Digital, Estúdio de Dança Laerte Pinheiro, loja YCasa, Sapatilhas Rafaela Almeida, boutique Closet 268, Marggoh Acessórios Finos, Ótica Próotica, Nildes Silva Disigner de Sobrancelhas, Experince Condultoria em Marca.

Ao final do evento haverá sorteio de mimos e brindes para as participantes.

O QUE? SEMINÁRIO OUTUBRO ROSA

QUANDO? 25 DE OUTUBRO