Sindimed ,CFM, CRM e AMB buscam apoio de Dr.Leonardo para derrubar emendas da MP 890

O Sindicato dos Médicos de Mato Grosso(Sindimed-MT) , representantes de MT no Conselho Federal de Medicina(CFM), Conselho Regional de Medicina de MT(CRM) e Associação Médica(AMB) se reuniram com o deputado federal Dr.Leonardo no intuito de conseguir apoio para derrubar todas as 120 emendas da Medida Provisória –MP 890/2019 que além de descaracterizar a proposta do Ministério da Saúde.

Entre os absurdos permitidos com as emendas está a aplicação do exame Revalida por instituições privadas, que hoje só pode ser feita por universidades federais.

Outro ponto questionado é a permissão para que intercambistas que foram desligados do ‘Mais Médicos’ possam compor o programa sem precisar passar pelo Revalida, o que abre um precedente para que seja ofertado serviço médico praticado por pessoas sem a qualificação comprovada, ou seja, exercício ilegal da medicina. Sendo que para os médicos formados no Brasil conseguirem o registo no Conselho Regional de Medicina se faz necessária a formação prévia em Medicina de Família e Comunidade.

“É injusto com os médicos formados no Brasil e aqueles formados em outros países que passaram pelo Revalida, a permissão dada pelo programa de governo aos médicos com formação no exterior”, comentou Adeildo Lucena, diretor de Comunicação do Sindimed.

As entidades médicas pretendem se reunir com todos os representantes da bancada federal de Mato Grosso para garantir que o projeto seja aprovado conforme a proposta do Ministério da Saúde sem as emendas descabidas de parlamentares que não pensam na população. “A população merece um atendimento digno e de qualidade com profissionais habilitados e com registro no CRM e CFM. Por isso, vamos em busca de apoio de parlamentares como Dr. Leonardo que é médico para evitar que essas emendas sejam aprovadas”, afirmou a representante do CFM em Mato Grosso Natasha Slhessarenko.

Participaram também da reunião com Dr. Leonardo, a Dra. Natasha e o Dr. Max Vagner do CFM, Dr. Aurélio Ferreira da Associação Médica(AMB), Pedro Croot do CRM