Background

Notícias



entry image

Médicos e unidades de saúde formam rede de solidariedade para socorrer feridos no incêndio do Hospit

 

Uma rede de solidariedade se formou entre médicos, que ofereceram apoio aos colegas dos hospitais que recebem pacientes do Hospital Badim, na Tijuca, atingido por um incêndio no final da tarde desta quinta-feira. Em redes sociais, profissionais responderam aos apelos de colegas da Rede D´Or e se apresentaram para ajudar.

Por terem inalado fumaça, alguns pacientes sofreram queimaduras nas vias aéreas e foram encaminhados para o Quinta D´Or, em São Cristóvão. A principal necessidade era de broncoscopistas, para lavar os pulmões dos pacientes. O Hospital Pedro Ernesto, da Uerj, colocou à disposição os cinco especialistas da unidade. Residentes do Hospital Universitário da UFRJ com treinamento em broncoscopia também se juntaram à equipe da pneumologia do Quinta D´Or.

A ajuda também chegou por meio da Secretaria estadual de Saúde, que enviou 15 ambulâncias dos hospitais Getúlio Vargas, Carlos Chagas, Adão Pereira Nunes e de diversas UPAs para a remoção de pacientes. Unidades hospitalares do estado também ofereceram leitos para feridos do local.

Além das ambulâncias, o Iaserj, que fica a poucos metros do local do incêndio, recebeu pacientes da unidade, que foram estabilizados e transferidos para outros hospitais.

A Superintendência do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, da Unirio, que fica na Rua Mariz e Barros, próximo ao Hospital Badim, está com duas ambulâncias a postos oferecendo ajuda para os pacientes vindos do Hospital Badim. A unidade separou 20 vagas em leitos e duas vagas no CTI para as transferências.

FONTE EXTRA