Background

Notícias



entry image

ATENDIMENTO AFETADO -Estado bloqueia 60 leitos de UTI exclusivos para Covid-19 no Hospital São Bened

O Governo do Estado bloqueou 60 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19 do Hospital Municipal São Benedito, em Cuiabá. Por conta da pandemia, a unidade passou a atender exclusivamente pacientes afetados pelo coronavírus desde 12 de março de 2021.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) comunicou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na última quinta-feira (9). No dia seguinte, foram desativados 48 leitos, visto que ainda haviam 12 pacientes internados.

Conforme a Prefeitura de Cuiabá, no dia 13 de setembro, apenas três dias depois do bloqueio, a Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Central de Regulação, teria solicitado vaga de UTI no Hospital São Benedito para transferência de paciente da cidade de Várzea Grande.

Visando não omitir socorro, a unidade aceitou receber o paciente, mesmo estando com todas as vagas bloqueadas pelo Estado, que depois da solicitação desbloqueou a vaga requerida.

A manutenção dos leitos de UTI covid é realizada mediante cofinanciamento do Governo do Estado (R$ 400) e do Governo Federal (R$ 1,6 mil). O Município é responsável pelo gerenciamento dos recursos, manutenção dos equipamentos, profissionais e medicamentos.

Além dos 60 leitos de UTI e 40 de enfermaria exclusivos para tratamento da covid-19 no Hospital Municipal São Benedito, a Prefeitura de Cuiabá disponibiliza à população cuiabana 95 leitos de UTI exclusivos no Hospital Referência à Covid-19, sendo 80 leitos adulto e 15 pediátricos.

A gestão municipal classificou a postura do Estado em bloquear leitos - tanto em Cuiabá como no interior - como temerária, apesar do avanço na vacinação.

Embora tenha se tornado exclusiva para Covid-19, os demais serviços antes oferecidos no Hospital Municipal São Benedito não foram paralisados, e, sim, transferidos para o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).


FONTE OLHAR DIRETO