Background

Notícias



entry image

Mato-grossenses tentam entrar na fila boliviana de vacina contra covid-19

Mato-grossenses estão indo para a Bolívia para receber a vacina contra a covid-19. A estratégia é tentar entrar na fila de imunização nas cidades fronteiriças, o que tem valido burlar a fiscalização nas barreiras policiais.

Alguns brasileiros moradores no país vizinho já receberam, ao menos, a primeira dose de imunizante. A informação foi confirmada pelo gestor da cidade de San Matias, Fábio Olivares, em entrevista ao site Cáceres Notícias.

Ele diz que tem sido cada vez mais comum a presença de brasileiros nas filas da campanha boliviana de vacinação. As doses estão sendo distribuídas pelo ministério da saúde boliviano e o plano coloca as cidades vizinhas a outros países no grupo prioritário.

No caso dos mato-grossenses, a prioridade a essas cidades na fronteira e eventual relação de parentesco com brasileiros que vivem na Bolívia e estão oficialmente na fila de imunização, têm incitado a busca pela “infiltração”.

O problema é que, assim como o Brasil, a Bolívia enfrenta dificuldades com poucas doses para vacinar sua própria população. “Há relatos de muitos brasileiros que estão indo para San Matias, driblando a fiscalização, em busca de vacinação, mas sem sucesso”, diz o site.

Movimento fronteiriço (brasileiro)
Mato Grosso não é o único Estado na fronteira brasileira com registro de pessoas que tem ido para outros países atrás de vacina contra a covid-19. Conforme a BBC Brasil, no Rio Grande do Sul, tem crescido o fluxo de brasileiros na mesma busca rumo ao Uruguai.

O que tem atraído os brasileiros é o plano do governo uruguaio de vacinar 70% da população até o fim deste semestre. As autoridades uruguaias também estabeleceram as cidades que fazem fronteira com o Brasil como prioridade. E os brasileiros que moram por lá estão oficialmente na fila.

A informação de vacinação tem chegado até por redes sociais. Para entrar na fila, o brasileiro candidato precisa apresentar documentos que provem a ligação com o Uruguai.

FONTE O LIVRE