Background

Notícias



entry image

Mendes promete entrega de Hospital Central em 16 meses

Programado para ser entregue em 22 meses, o governador Mauro Mendes (DEM) desafiou o Consórcio LC, responsável pela obra, a entregar o Hospital Central em 16. Como o prédio está abandonado há 34 anos, a estrutura será reaproveitada, mas muito precisa ser feito.


O representante da LC informou ao que, agora que a ordem de serviço foi lançada, a empreiteira irá realizar estudo sobre a real situação da construção e elaborar o plano de ação para início da reforma. Ele se mostra otimista para cumprir o prazo desafiado pelo governador.


“Vamos trabalhar para isso. Reunir toda nossa parte técnica e avaliar todos os projetos e ver o que a gente pode antecipar para atender a essa solicitação do governo. Vamos aproveitar essa estrutura, mas vai ter que fazer tudo de novo”, explicou o empreiteiro.


Além do prazo reduzido, o governador ressaltou que a obra vai sair pelo menos 20% mais barata do que o estipulado a princípio. O orçamento era de R$ 113,9 milhões e agora vai custar R$ 92,9 milhões.


No discurso, o governador afirmou que era um momento de muita alegria estar anunciado o início da retomada da obra, parada há 3 décadas. Ainda fez piada que muitas pessoas que participavam do evento nem tinham nascido quando a construção foi paralisada.


”Estamos aqui de forma a testemunhar essa virada de página histórica, daquilo que chamo de uma das maiores vergonhas desse estado”, frisou o gestor.


Ele destacou que o retrato do abandono esteve sob os olhos dos Poderes durante todos esses anos, sem que ninguém tomasse providências. O local fica a mil metros do Palácio Paiaguás, Ministério Público Estadual (MPE), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Assembleia Legislativa (ALMT).


O Hospital Central irá atender casos de alta complexidade e receber pacientes de todo o estado, por meio da Central de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Estrutura hospitalar
A unidade contará com aproximadamente 32.000 m² de área construída, sendo 9 mil da estrutura antiga e 23 mil de ampliação. estão previstos 290 leitos para o hospital; destes, 60 leitos para Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 230 leitos para enfermarias e cuidados intermediários e 10 salas de cirúrgicas. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a estimativa é realizar 1.990 internações, 652 cirurgias, 3.000 consultas especializadas e 1.400 exames ao mês. Serão oferecidos atendimentos das seguintes especialidades: cardiologia, neurologia, vascular, ortopedia, otorrinolaringologia, urologia, ginecologia, infectologia, pediatria e cirurgia Geral.

FONTE GAZETA DIGITAL