Background

Notícias



entry image

Psilocibina sintética pode reduzir a gravidade da depressão

A psilocibina sintética reduziu a gravidade da depressão em pacientes com transtorno depressivo maior (TDM) quando administrada com psicoterapia padrão, descobriu um ensaio clínico randomizado.

Entre 24 pacientes com TDM, a psilocibina com a psicoterapia foi associada a pontuações da Escala de Avaliação de Depressão GRID-Hamilton (GRID-HAMD) significativamente reduzidas na semana 1 em comparação com um grupo de controle de lista de espera que recebeu a intervenção após um atraso de 8 semanas, relatou Alan K. Davis, PhD, do Center for Psychedelic and Consciousness Research da Johns Hopkins School of Medicine em Baltimore, e colegas.

Isso foi mantido durante a semana 4 para o grupo de tratamento imediato, que correspondeu à semana 8 para o grupo de tratamento retardado, escreveram os pesquisadores no JAMA Psychiatry.

A publicação veio apenas um dia depois que os eleitores do Oregon aprovaram uma medida que legalizava a psilocibina para uso terapêutico. Os eleitores do Distrito de Columbia também apoiaram uma iniciativa para descriminalizar a psilocibina e alguns outros agentes psicodélicos.

Após todos terem recebido o tratamento no estudo, 71% dos participantes tiveram uma resposta clinicamente significativa e 54% estavam em remissão completa 4 semanas após o tratamento, disse Davis.

“Os dados que publicamos mostram que parece haver algo relacionado a uma experiência mística que ocorre durante o efeito da droga”, disse Davis ao MedPage Today. “Parece que tanto os efeitos místicos quanto essas percepções que as pessoas obtêm durante a sessão de psilocibina parecem estar relacionados aos efeitos antidepressivos.”

O estudo baseia-se em pesquisas recentes que descobriram que a psilocibina é igualmente eficaz entre pacientes com depressão resistente ao tratamento, bem como pacientes com câncer que tiveram depressão. No ano passado, o FDA concedeu o status de terapia inovadora com psilocibina sintética para o tratamento de TDM.

Também existem estudos em andamento para examinar a eficácia da psilocibina no tratamento do transtorno do uso de álcool, transtorno do uso de cocaína, anorexia e transtorno de estresse pós-traumático, entre outras condições, disse Davis.

No presente estudo, muitos pacientes experimentaram tristeza, choro, luto e desespero com o tratamento, comentou Charles F. Reynolds III, MD, da Escola de Medicina da Universidade de Pittsburgh, na Pensilvânia, em um editorial anexo.

“Esse trabalho de luto, extremamente doloroso e emocionalmente excitante como é, torna-se um caminho para aceitar e chegar a um acordo com a finalidade da perda e permitir que os enlutados encontrem um novo significado na vida, mesmo na ausência da pessoa amada”, Reynolds escrevi.

A terapia também neutraliza o enfrentamento desadaptativo evitativo, da mesma forma que se pensa que os psicodélicos levam a “uma recalibração do espectro de associações de alguém”, observou Reynolds.

Mas para quem a psilocibina e o tratamento psicodélico são mais apropriados, bem como a forma como se encaixa em regimes de cuidados agudos e de longo prazo, permanece indefinido, disse Reynolds.

Não há panaceia para o tratamento da depressão, continuou ele. Em vez disso, “personalizar o manejo da depressão deve envolver uma compreensão dos múltiplos contextos nos quais a depressão ocorre, incluindo genético, de desenvolvimento, psicossocial, cultural, médico, neurocognitivo e espiritual (conforme refletido nos valores de uma pessoa, o que em última análise importa para eles, e assim por diante).”

 

Estudo e conclusão
No estudo de Davis e coautores, os pacientes tiveram duas sessões de psilocibina, cada uma incluindo uma reunião preparatória de 8 horas e uma reunião de acompanhamento de 2-3 horas.

Durante a sessão, os facilitadores sentaram-se com os pacientes e os instruíram a focalizar sua atenção para dentro e ficar com as experiências que surgiram. Os participantes usavam óculos e ouviam música.

O risco de suicídio foi considerado baixo entre a maioria dos participantes no início e após o tratamento, relatou Davis. A psilocibina não foi comparada com um placebo ou um comparador ativo, então como ela se compara aos antidepressivos no mercado ainda não está claro.

Os participantes elegíveis tinham pontuações GRID-HAMD de pelo menos 17 e não estavam em farmacoterapia concomitante para depressão. Pacientes com histórico pessoal ou familiar de transtorno psicótico ou bipolar, uso de álcool ou drogas ou uso de cetamina ou outros alucinógenos na vida foram excluídos.

Administrada em cápsulas de gelatina opaca, a dose de psilocibina na primeira sessão foi moderadamente alta a 20mg/70kg e alta na segunda sessão a 30mg por 70kg.

A coorte – média de idade de 39,8 anos, das quais 67% eram mulheres – teve pontuações GRID-HAMD basais de 22,8. A grande maioria dos pacientes era branca (92%), a maioria tinha pelo menos o diploma de bacharel (83%) e quase metade era casada.

O Quick Inventory of Depressive Symptomatology-Self Rated Score, que são avaliados mais frequentemente do que o GRID-HAMD, mostrou uma diminuição rápida e substancial nos escores de depressão desde o início, logo 1 dia após o tratamento, que permaneceram até a semana 4 após a segunda sessão, relataram os autores.

Um paciente teve um aumento da pressão arterial diastólica de mais de 100mm Hg durante uma sessão, mas resolveu espontaneamente durante a sessão, disse a equipe. Por outro lado, não houve outros efeitos adversos, exceto dor de cabeça transitória e experiências emocionais e físicas desafiadoras, como sentimentos de tristeza ou tremor.

As limitações do estudo, observou a equipe, incluíam que a condição de controle retardado não se ajustou às muitas horas que os participantes passaram com profissionais de saúde mental. Além disso, havia uma falta de diversidade na coorte e o período de acompanhamento foi relativamente curto.

FONTE 4 MEDIC