Background

Notícias



entry image

Psicólogos poderão fazer parte de Programas de Saúde da Família

Psicólogos devem integrar os Programas de Saúde da Família (PSF), dentro da Estratégia Saúde da Família e nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família no Estado de Mato Grosso. É o que propõe o Projeto de Lei n° 844/20, que tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) desde o último dia 30, de autoria do deputado Paulo Araújo (Progressistas).

“A propositura tem como objetivo prestar a devida assistência psicológica a toda população mato-grossense. Em tempos de pandemia, como o que estamos vivendo, acabamos expostos à depressão, ansiedade e angustia, principalmente em decorrência do isolamento social. Assim, faz-se necessária a assistência psicológica”, defende Paulo Araújo, em trecho da justificativa do projeto.

De acordo com o parlamentar, os Centros de Atenção Psicossocial (Capes) prestam serviço de extrema importância, mas não possuem unidade em todos os municípios de Mato Grosso. Assim, muitos dependentes de álcool e outras substâncias químicas, além de pessoas com transtornos psicológicos, deixam de ser atendidos. Por outro lado, as equipes do PSF existem em praticamente todas as cidades do Estado, e a inserção de novos profissionais poderia suprir de imediato esta demanda.

“Seria uma forma imediata de trazer solução e algum resultado para o acompanhamento e tratamento dos pacientes que necessitam de um tratamento com psicólogos”, defendeu Araújo.

Hoje, as equipes do PSF trabalham com a identificação dos problemas e riscos mais comuns nas comunidades e, junto com elas, elaboram programas e procedimentos de vigilância epidemiológica. Durante as visitas domiciliares, segundo o deputado, estes psicólogos e assistentes sociais “é de vital importância para identificar e encaminhar para tratamento as pessoas com problemas de atenção psicossocial”, concluiu Paulo Araújo.

FONTE MUVUCA POPULAR