Presente da prefeitura de Cuiabá aos médicos no dia 18 de outubro

Presente  da prefeitura de Cuiabá aos médicos no dia 18 de outubro :  Não fará contratação de profissionais  para substituir  as férias dos médicos(as)

Dia 18 de outubro, dia dos médicos um dia especial desta nobre profissão, cuja á missão é salvar vidas, propagandas do poder público e privado  homenageiam os médicos nesse dia.  Não foi o que fez a prefeitura de Cuiabá, a prefeitura comunicou que não contratará profissionais para fazer a cobertura de férias dos médicos, o que irá comprometer ainda mais a escala defasada de plantão  em todas as policlínicas.

Justo no dia do anúncio da medida, a UPA localizada no bairro Morada do ouro, funcionou com 50% do efetivo médico, á  população que estava esperando atendimento , sofreu as consequências bem com os médicos do plantão. O corpo médico que trabalhou no plantão do dia 18/10/2016, era composto  por  apenas um clínico e um  pediatra para atender toda a demanda ,até as duas horas  da manhã, somente os pacientes  triados e classificados como  amarelos e vermelhos estavam sendo atendidos.  Ao perceber a gravidade da situação em que estavam envolvidos, os médicos do plantão do dia 18/10 após comunicar a direção da UPA, fizeram um boletim de ocorrência, registrando a redução do efetivo médico para se prevenir das consequências.

A maioria dos pacientes  foram embora sem conseguir atendimento por irresponsabilidade da gestão que não providenciou e não providenciará mais substitutos para os médicos em férias.

Este foi o presente da prefeitura para o dia dos médicos(as), falta de respeito  com a categoria e com a população.

Mas o SINDIMED-MT não deixará passar em branco este ataque da prefeitura já protocolamos o pedido de providências a secretaria de saúde a prefeitura, ministério público e CRM-MT exigindo  :

·         Que o município de Cuiabá e a Secretaria Municipal preencham com urgência as escalas de plantão;

·         Que o Ministério Público abra procedimento para averiguação da omissão do Município de Cuiabá, e da Secretaria Municipal de Saúde,

·        Que o Conselho Regional de Medicina instaure procedimento para apurar a falta ética do Dr. Regis de Souza Viegas com relação ao não atendimento do tempo mínimo de duração da consulta, bem como não preenchimento das escalas de plantão, descumprindo sua obrigação como diretor técnico.

SINDIMED-MT – A mão que Cuida também luta!