Background

Notícias



entry image

Pela primeira vez, Cuiabá não registra nenhuma morte em decorrência da Covid-19

Pela primeira vez, Cuiabá não registra nenhuma morte em decorrência da Covid-19
Desde que foi confirmada a primeira morte pelo novo coronavírus em Cuiabá, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem registrando a perda de vidas para a doença. Porém, o boletim do último domingo (28) trouxe notícias esperançosas já que nenhum óbito foi registrado naquelas 24 horas. Apesar das boas novas, a pedida é para que a população continue em alerta máxima, para que a Covid-19 não volte a ganhar força.

Em boletim informativo, a secretaria informou que Cuiabá fechou o domingo com 914 óbitos de residentes.

Porém, ainda conforme a pasta, isso não necessariamente quer dizer que nenhuma pessoa morreu nas 24 horas, somente que as unidades de saúde não informaram nenhum registro de óbito.

Desde a primeira morte, a cidade teve interrupções nos registro de óbitos, sendo que eles passaram a ser diários a partir de junho. Porém, apesar de serem notificados naquele dia, eles também podem ser retroativos.

A capital mato-grossense tem 23.726 casos confirmados da doença, sendo que 16.061 estão recuperados. Ao todo, são 300 pessoas internadas, sendo 117 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Outros 49 pacientes também estão na mesma situação, mas apenas com a suspeita da Covid-19.

Estudos da Prefeitura em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) indicam que o pico da doença aconteceu no mês de julho.

Porém, existe a preocupação de que as pessoas possam relaxar quanto às medidas de isolamento e biossegurança, fazendo com que uma ‘segunda onda’ possa causar ainda mais mortes e fazer lotar os hospitais.

FONTE OLHAR DIRETO