Notícias

CRM-MT mantém recomendação de suspensão de cirurgias eletivas em hospitais privados

O Conselho Regional de Medicina do Estado de Mato Grosso (CRM-MT) publicou nesta segunda-feira (27) a Circular nº 22/2020, onde pela quarta vez volta a recomendar a adoção de medidas administrativas no combate ao novo coronavírus (COVID-19) em hospitais privados de Mato Grosso.

Dentre as recomendações está suspensão urgente da realização de procedimentos cirúrgicos eletivos que demandem a internação do paciente na unidade hospitalar. A medida é necessária devido ao número crescente de casos de contaminação pela Covid-19.

A tomada dessas medidas é de responsabilidade do diretor técnico e do diretor clínico, os quais, no âmbito de suas respectivas atribuições, responderão perante o Conselho Regional de Medicina, conforme o art. 1º da Resolução do CFM nº 2.147/2016, que rege a prestação de assistência médica e a garantia das condições técnicas de atendimento nas instituições públicas ou privadas.

A presidente do Conselho, Dra. Hildenete Monteiro Fortes, salienta que esta recomendação não deve alcançar as cirurgias oncológicas e cardiovasculares, dada as suas especificidades, assim como os atendimentos de Urgência e Emergência. “O teor desta recomendação será reavaliado em 15 (quinze) dias, após analisarmos o contexto de evolução da pandemia no Estado de Mato Grosso”, diz trecho do documento.


FONTE CRM